Com vários medicamentos hipnóticos populares, incluindo o zolpidem e temazepam, agora associados a um risco aumentado de morte, em julho de 2012, a Harvard Women’s Health Watch oferece oito dicas para obter uma melhor noite de sono sem remédios.
Quase todo mundo tem problemas para dormir de vez em quando. Mas quando a insônia persiste dia após dia, pode tornar-se um problema real. Além de deixar a pessoa cansada e mal-humorado, a falta de sono pode ter efeitos graves sobre a saúde, aumentando os riscos de obesidade, doenças cardíacas e diabetes tipo 2.
Problemas de sono podem castigar-nos à medida que envelhecemos. “Mais tarde na vida tende a haver uma diminuição no número de horas dormidas”, diz Dr. Karen Carlson, professora associada de medicina na Harvard Medical School e diretora da Associação de Saúde das Mulheres no Massachusetts General Hospital.
Muitas pessoas procuram medicamentos para dormir para obter um sono mais repousante. No entanto, esses medicamentos podem ter efeitos colaterais que vão desde alterações de apetite a tonturas, sonolência, boca seca, e sonhos estranhos. Em um estudo no British Medical Journal (BMJ) descobriram que pessoas que estavam tomando medicamentos hipnóticos apresentaram maior incidência de câncer e morte, do que as pessoas que não tomam estes medicamentos para dormir.
Se for necessário um auxílio para dormir, não há nenhuma razão para evitar o uso de um medicamento. Mas antes de virar um adepto de comprimidos, aqui estão oito dicas para obter uma noite de sono melhor:
- Exercitar-se, em algum momento durante o dia.
- Reserve sua cama para dormir e namorar, não para trabalhar ou ver TV.
- Mantenha o quarto confortável e escuro
- Iniciar um ritual do sono.
- Faça um lanche antes de deitar, mas não exagere.
- Evite álcool e chocolate antes de dormir.
- Relaxe antes de ir para a cama.
- Consulte o seu médico para saber o que pode estar deixando-o acordado durante a noite.