Especialista esclarece se essa questão é mito ou verdade
Existe ou não uma posição sexual ideal que favorece as chances de engravidar? Essa é uma questão que a maioria dos casais se perguntam, mas não sabem a resposta.
Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), menos de 10 mil espermatozóides chegam ao entorno do óvulo em uma ejaculação normal, que integra de 39 a 300 milhões de espermatozóides, mas será que é possível trocar a posição sexual para mudar esse número?
Dra. Mariana Halla, ginecologista e obstetra, diz que não existe comprovação científica de que a posição sexual possa influenciar nas chances de fecundação. “Essa questão é um mito. Não existe nada concreto que comprove que a posição influencie na questão da gravidez”.
A especialista destaca alguns pontos que podem contribuir na hora que a mulher quiser engravidar.
“A mulher que quer aumentar a chance de gravidez, deve se atentar ao seu período fértil, cerca de 12 a 14 dias após o primeiro dia da menstruação, num ciclo de 28 dias, em média. Também deve observar a saída de um muco transparente pela vagina e até uma dorzinha em pontada na parte baixa da barriga, sinais indiretos da ovulação.”
A ginecologista afirma que mesmo com essas dicas sendo seguidas outros fatores influenciam na hora da concepção.
”Existe uma tendência a postergar a maternidade, e a idade avançada da mulher leva a diminuição da quantidade e qualidade dos óvulos. Também diminuem a fertilidade, o excesso de peso na mulher e no homem, as deficiências nutricionais, uso de certos medicamentos, álcool e drogas ilícitas por parte de um dos parceiros, além de doenças como endometriose ou as DSTs. O manejo do stress sempre foi um fator importante”, destaca ela.
Mariana conclui dizendo que a melhor opção para um casal que está tentando engravidar, é procurar um especialista para que ele avalie a saúde de ambos, já que 15% dos casais apresentam problemas de infertilidade.
Publicado nos sites:
– Revista Circuito, 20/08/2015.
– Trico a Três, 05/09/2018.