É comum que algumas mulheres tenham o hábito de se depilar e, durante a gestação essa preocupação estética pode continuar ocupando um espacinho na agenda de muitas grávidas. Ainda assim, fica a dúvida sobre existir ou não uma necessidade de se depilar para o parto.
Parto: depilar ou não
De acordo com a ginecologista e obstetra Mariana Halla, do Hospital e Maternidade São Luiz, de São Paulo, os pelos nada interferem no nascimento do bebê – tanto no parto normal como cesárea.
Portanto, a depilação é uma decisão que cabe individualmente à gestante. Contudo, a médica recomenda que, caso a grávida opte por depilar, é ideal que não retire completamente os pelos, já que a raspagem pode ferir a pele e deixá-la vulnerável à infecções.
Tricotomia
A tricotomia é um procedimento hospitalar que consiste na raspagem dos pelos pubianos. Segundo o Ministério da Saúde, a tricotomia (raspagem dos pelos) não é obrigatória e só deve ser feita com o consentimento da mulher – e não de forma rotineira durante o trabalho de parto.
Como se depilar?
Como se depilar para o parto normal
Ainda conforme Mariana, a depilação para o parto normal pode ser feita alguns dias antes do período previsto para o nascimento – para que a pele possa descansar. É importante fazer uma boa limpeza da região antes e depois do procedimento e não optar por uma depilação muito cavada. A especialista recomenda o uso de sabonetes antissépticos após a retirada dos pelos.
Como se depilar para a cesárea
No caso do nascimento cirúrgico, Mariana Halla conta que não é necessário fazer a depilação antes da internação. A depilação poder ser feita no momento do parto, em ambiente hospitalar, o que resultará em uma menor colonização de microrganismos patogênicos.
Higiene íntima antes do parto: devo me depilar? Como limpar a região?
Uma das preocupações das mulheres na reta final da gestação são os cuidados com a higiene e beleza. Afinal, até que ponto procedimentos como depilação e lavagem da região íntima podem realmente influenciar na saúde da mãe e bebê na hora do parto?
Depilação pré-parto
Especialistas dizem que não há nenhuma necessidade de fazer a depilação antes do parto. Mas se a gestante quiser, pode sim se depilar como de costume.É importante ressaltar que o excesso de pelos não atrapalha em nada o nascimento do bebê, independente se for normal ou cesárea.
Caso a gestante opte pela depilação, recomendação é que a retirada dos pelos seja feita alguns dias antes do parto. Isso porque a extração com cera ou lâmina pode fazer cortes, arranhões ou favorecer o surgimento de pelos encravados que aumentam as chances de infecções.
Em muitos casos, a depilação é feita em ambiente hospitalar, na hora do parto. Segundo o Ministério da Saúde, a triconomia (raspagem dos pelos) não é obrigatória e só deve ser feita com o consentimento da mulher – e não de forma rotineira durante o trabalho de parto.
Higiene íntima
Durante o banho, a higiene da região íntima deve acontecer normalmente. Sempre mantendo-a limpa e seca. A ginecologista Erika Guertas, da rede de consultório Dr. Consulta, ressalta que é importante a mulher continuar mantendo os mesmos hábitos e usando os mesmos produtos adotados antes da gravidez.
O mesmo vale para a utilização de sabonetes íntimos. A troca de sabonete no pré-parto, por exemplo, pode até mesmo provocar reações alérgicas.
A médica orienta, ainda, para a gestante não usar a ducha vaginal antes do parto de jeito nenhum. Isso pode ser muito prejudicial, já que canal da vagina não fica exposto ao ambiente externo e as secreções expelidas não precisam ser retiradas internamente.
Disponível em Portal Vix