Na gestação, todo cuidado com o corpo é redobrado para não prejudicar saúde da mãe e do bebê. Alguns cremes saem da nécessaire e, antes de ir ao cabeleireiro, é preciso uma investigação para descobrir o que pode e o que não pode ser feito. O mesmo vale para a depilação durante a gravidez, alguns métodos são contraindicados e outros podem ser usados sem problemas.
Depilação na gravidez
Cera quente ou fria
De acordo com a ginecologista e obstetra Mariana Halla do Hospital e Maternidade São Luiz, de São Paulo, não há problema nenhum em retirar os pelos com cera durante a gestação. Mas no dia da depilação, evite usar roupas justas, que predispõem o aparecimento de pelos encravados.
Depilação a laser ou luz pulsada
A obstetra explica que não existem estudos conclusivos que comprovem que esse método não prejudica mãe e bebê, por isso, evite.
Cremes depilatórios
Eles também estão proibidos porque não existem estudos que comprovem que os cremes depilatórios não passam da corrente sanguínea da mãe para a do bebê.
Lâminas
A gestante tem maior predisposição aos pelos encravados em função do aumento da vascularização corporal que acontece na gravidez. A lâmina, por sua vez, também causa mais encravamento, além de proliferação de bactérias. Se for raspar os pelos, use uma lâmina nova e descartável.
Disponível nos sites:
– Vix
– Portal Cidade Luz